Biografia resumida de Ramana Maharshi, considerado um avatar de Shiva.
- Nasceu no ano 1879 e morreu no ano 1950.
- Foi um sábio hindu indiano e jivanmukta (ser libertado). Seu nome de nascença era Venkataraman Iyer, mas é mais conhecido pelo nome de Bhagavan Sri Ramana Maharshi.
- Em 1895, uma atração pela colina sagrada Arunachala e os 63 Nayanmars foi despertada nele, e em 1896, aos 16 anos, ele teve uma "experiência de morte" onde tomou consciência de uma "corrente" ou "força" (avesam) que ele reconheceu como seu verdadeiro "eu", e que mais tarde ele identificou com "o Deus pessoal, ou Ishwara", isto é, Shiva.
- Isso resultou em um estado que mais tarde ele descreveu como "o estado de espírito de Ishwara ou o jnani". Seis semanas depois, ele deixou a casa de seu tio em Madurai e viajou para a montanha sagrada Arunachala, em Tiruvannamalai, onde assumiu o papel de Sannyasin (embora não formalmente iniciado) e permaneceu pelo resto de sua vida.
- Ele atraiu devotos que vinham até ele para obter o darshan ("a visão de Deus"). Nos últimos anos, um ashram cresceu ao seu redor, onde os visitantes recebiam upadesa ("instrução espiritual") sentando-se silenciosamente em sua companhia e fazendo perguntas. A partir da década de 1930, seus ensinamentos foram popularizados no Ocidente.
- Ramana Maharshi aprovou uma série de caminhos e práticas, mas recomendou a autoindagação como o principal meio para remover a ignorância e permanecer na autoconsciência, juntamente com bhakti (devoção) ou rendição ao "eu".