Jean-Yves Leloup

“Não precisamos nos fixar em nosso próprio sofrimento, qualquer que seja sua origem. Nós a oferecemos, participando assim do bem-estar do universo. Quando experimentamos uma doença ou depressão não como nossa, mas como do universo, somos um com todos os seres que experimentam esse tipo de sofrimento.”

Jean-Yves Leloup


“Se você é budista, inspire-se pensando no bodhisattva. Se você é cristão, pense no Cristo, que não veio para ser servido pelos outros, mas para servi-los com alegria, paz e generosidade. Para essas coisas, não são meras palavras, mas atos, que vão até o último suspiro. Até a morte deles é um dom, e a ressurreição nasce desse tipo de morte.”

Jean-Yves Leloup


 

Não acredite em nada simplesmente porque lhe disseram que é assim, porque os outros acreditam, porque vem da Tradição, ou porque você imaginou. Não acredite no que seu professor lhe diz apenas por respeito. Acredite, tome por sua doutrina, e mantenha-se fiel a isso, que, após investigação séria, parece-lhe promover o bem-estar de todos os seres”.

Jean-Yves Leloup


“Qual é a verdadeira origem da minha própria raiva? É o ego defendendo seu território, ou é algo que tem sua origem no desejo do bem-estar de todos?”

Jean-Yves Leloup


“Mais uma vez, somos lembrados de que o despertar, ou a iluminação, não é propriedade do budismo, assim como a verdade não é propriedade do cristianismo. Nem o Buda nem o Cristo pertencem exclusivamente às comunidades que foram fundadas em seus nomes. Pertencem a todas as pessoas de boa vontade, a todos os que estão atentos ao segredo que vive nas profundezas de sua respiração e de sua consciência.”

Jean-Yves Leloup


“Às vezes, precisamos passar por dificuldades, rompimentos e feridas narcísicas, que destroem a imagem lisonjeira que tínhamos de nós mesmos, para descobrir duas verdades: que não somos quem pensávamos ser; e que a perda de um prazer estimado não é necessariamente a perda da verdadeira felicidade e bem-estar.”

Jean-Yves Leloup


“Deus não é um problema que tenha que ser resolvido, mas um Mistério que deve ser celebrado.”

Jean-Yves Leloup


Biografia resumida de Jean-Yves Leloup, fundador do Colégio Internacional de Terapeutas.

“Deus é a questão para nossas respostas e não a respostas para nossas questões.”

Jean-Yves Leloup