Biografia resumida de Marco Aurélio, conhecido como o Imperador Filósofo.
- Nasceu no ano 121 e morreu no ano 180.
- Foi o imperador romano de 161 até sua morte e um dos representantes do Estoicismo.
- Provavelmente durante as campanhas de 171-175, Marco Aurélio escreveu suas Meditações como exercícios filosóficos para sua própria orientação e autoaperfeiçoamento.
- Meditações é reverenciado como um monumento literário a um governo de serviço e dever.
- Seu conteúdo é representativo da filosofia e espiritualidade estoica, em particular da orientação de Epiteto, mas não se limita estritamente a esta corrente, incorporando alguns elementos do platonismo e do epicurismo, além de aparecerem citações de Antístenes, Crísipo, Demócrito, Eurípides e Homero.
- No geral há uma preocupação em avaliar seu próprio julgamento e um desejo de cultivar uma "perspectiva cósmica" da vida e do universo dentro de uma visão racional, tentando superar a perspectiva limitada do indivíduo.
- Seguindo Epiteto, Marco afirma que todas as atribuições do bem ou do mal são produto de julgamentos humanos. Como disse Epiteto, o que perturba as pessoas não são as coisas em si, mas sim seus julgamentos sobre elas. A tarefa do filósofo seria então submeter as impressões a um exame rigoroso, certificando-se de não tomar como verdadeiras as impressões que incluam quaisquer julgamentos de valor injustificados.