Os Mestres

Tema: Na filosofia esotérica, Mestres são determinados grandes Seres, pertencentes à nossa raça, que completaram sua evolução humana e constituem a grande Fraternidade Branca cujo objetivo é ativar e dirigir o desenvolvimento e o aperfeiçoamento da raça. Encarnam-se voluntariamente em corpos humanos a fim de formar o laço de união entre a humanidade e os seres super-humanos, e permitem que aqueles que reúnam condições específicas de virtude, de pureza, de devoção e de serviço desinteressado, filantrópico, cheguem a ser discípulos seus, com o fim de acelerarem sua evolução e se disporem a ingressar na Fraternidade. Todas as grandes religiões têm se referido a eles, sob nomes diferentes e com profunda reverência.

Nas Escrituras judaicas, cristãs e islâmicas se evidencia a sua existência nos Arcanjos Gabriel, Miguel, Rafael, Asrael e Israfil, tanto quando nas grandes religiões orientais. São bem conhecidas as expressões de Cristo: “Sede perfeitos como perfeito é o vosso Pai, que está nos céus”, e de São Paulo: “Até que todos cheguemos… ao conhecimento do Filho de Deus, o varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo” (Mat. 5:48; Ef. 4:13).

Annie Besant desenvolve magistralmente este sugestivo tema, acrescentando numerosos outros testemunhos históricos, doutrinários e pessoais, colhidos em várias e valiosas fontes.